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1/03/2024 | Sexta de ideias

Entro na padaria com uma missão objetiva, comprar uma torta de morango para um jantar na casa de uma amiga.

Ao ultrapassar a catraca de acesso, observo a última unidade no balcão…linda… fresca.

A torta solitária me deixou aflito. Os poucos metros entre mim e ela, precisavam ser percorridos rapidamente, antes que outro cliente a desejasse.

Duas crianças passam à minha frente e apontam para os morangos. Pânico.

Aflito, olho para a mãe que intervém e, para a minha felicidade, se impõe: “doce hoje não…!!!”

Apanho a torta, olho bem nos olhos dos pirralhos, sorrio e me dirijo ao caixa.

Missão cumprida.

Fico pensando na ansiedade comercial que todo nós apresentamos, periodicamente.

Comprar bem e rápido parece ser a necessidade de todos. Que espaço há para um certo romantismo no ato de aquisição?

Compras rápidas sempre foram relacionadas a um clima mais promocional. A empresa não sabe quem comprou. O cliente não sabe o que comprou.

Neste clima nebuloso, a satisfação é pontual e efêmera. Além de não garantir um casamento duradouro, predispõe divórcios na central de atendimento.

Relações podem e devem ser envoltas por emoções mais elevadas que a ansiedade.

A primeira venda corresponde ao namoro, a segunda ao noivado e o casamento chega após a terceira experiência satisfatória.

Como convencer nossos clientes de que somos “bons partidos”?

Quando pensei em uma torta de morango à minha amiga, não pensei em outra padaria que não fosse a Santa Marta.

Além de bons produtos, tem um ótimo atendimento, estacionamento, mesas confortáveis. O dono sempre sorridente mantém-se atento aos dois lados do balcão.

Até acho que se os pirralhos tivessem levado a torta, o confeiteiro faria outra para mim ou sugeriria uma alternativa.

Eles me entendem, e quem nos entende, nos atende.

Neste contexto, o preço perde a importância e o protagonismo é assumido pela marca.

Sigamos o exemplo de Santa Marta. Tenhamos a sabedoria de oferecer aos nossos clientes, muito mais que rapidez e conveniência.

Eles querem.

Eles agradecem.

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