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19/04/2024 | Sexta de ideias

Se não bastasse estar tentando finalizar a série de quatro repetições do agachamento “sumô belt máquina” com 30kgs, um rapaz se aproxima e diz, vai demorar?

Eu, incapaz de raciocinar e muito menos dizer algo, olho para ele como quem pede ajuda e paciência e faço um sinal negativo com o rosto.

De fato, minha vontade era abandonar o aparelho naquele instante, sorrir e dizer… é todo seu.

Ele, bem antipático, não exibia predisposição ao diálogo, me observava com indiferença, sem interesse algum em interação, sem palavras de incentivo ou empatia acolhedora.

Estava apenas interessado em ocupar o meu lugar e ser feliz.

Apesar disso, fui persistente e finalizei as repetições com a mesma dignidade que me motivou a comer a pizza na véspera.

Concorrentes são inevitáveis. Estão por todos os lugares, nos observam e querem ocupar nossa posição. Faz parte da dinâmica de mercado e da vida.

Temos que nos preparar para conhece-los e interagir. Como?

Acredito que o mesmo método utilizado nos exercícios físicos, possa ser adotado nesta tarefa.

Na academia, temos inúmeras máquinas para desenvolvimentos musculares específicos. Cabe a nós, orientados pelo professor, selecionar a série mais adequada ao nosso perfil.

No Mercado, a concorrência também é enorme e precisa ser segmentada e priorizada. Muitas empresas podem ameaçar o nosso desempenho mas algumas merecem uma aproximação maior para o aprofundamento de suas atuações.

Na academia, temos metas a serem atingidas e, muitas vezes, definidas em função da observação a outros alunos. Quero o braço do fulano, o peito do ciclano e por ai vai.

Olhar a concorrência nos estimula ao que chamamos de benchmarking, uma análise estratégica das melhores práticas usadas pelo setor e possíveis de serem adotadas por nós.

Embora eu estivesse bem cansado durante o exercício, estava aberto a revezar o uso da máquina com o tal interessado que se aproximou. Se ele fosse simpático, poderíamos ter negociado.

Mas ele se aproximou de maneira intimidatório, não criou nenhum espaço à negociação.

Concorrentes precisam ser sondados de maneira afetuosa, não são inimigos e podem se tornar parceiros em diversas ações institucionais e governamentais.

Por isso, esteja atento às ameaças, conheça os competidores do seu Mercado e se relacione com eles de maneira inteligente e focada em parcerias capazes de garantir o desenvolvimento de ambos, sem a necessidade de agachamentos, de sumô, belts ou 30kgs…

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