+55 11 3939-0333

contato@fmarketing.com.br

28/07/2023 | Sexta de ideias

No escurinho do cinema…chupando drops de anis…longe de qualquer problema…perto de um final feliz…

Se Rita Lee já nos lembrava disso, desde os anos 80, Barbie está nos mostrando que as coisas já não são bem assim.

Claro que estamos experimentando uma ação de marketing bem planejada entre produto, relevância, senso de oportunidade e comunicação.

O Varejo agradece e se desdobra para surfar na “pink wave”, faturando dentro e fora das salas de projeção.

Entretanto, nesta semana, uma cena me fez pensar um pouco mais sobre as dores e prazeres das ações promocionais “matadoras”: duas mulheres se estapeando ao final do filme, dentro da sala.

Não gostaram do filme? Alguém comeu pipoca fazendo barulho? Falou alto elogiando o Ken durante a projeção? Se irritou com a filha chorosa?

Como dizia Doris Day: What will be, will be…

Blockbusters têm disso. Muita gente eufórica junto eleva o teor de combustão.

A cena me resgatou a entropia das ações capazes de atrair consumidores mas, nem sempre, conquistar clientes.

Sabemos que o marketing eficaz percorre quatro etapas.

Deve conquistar a atenção do público, despertar o seu interesse por determinada oferta, evoluir para o desejo de compra e finalizar no caixa. Bingo!!! Ativação concluída com sucesso.

Promoções são perfeitas para a atração de público que responde com o coração, mas nem sempre com a razão ou o bolso.

Em geral, o Varejo oferece boas iscas, através de brindes, degustações, merchandising, o tal marketing de experiência.

Barbie nos mostra com maestria, seu talento para encantar as mais diversas gerações, classes, gêneros, numa unanimidade tão eufórica quanto efêmera.

Digo efêmera porque sabemos bem sobre o “day after”: tudo que vem rápido, vai rápido deixando o pessoal do Financeiro feliz e do Marketing cansado.

Ações que arrasam quarteirões sempre colocam o ponto de venda e o atendimento em cheque. Serão capazes de suportar a demanda relâmpago? A tensão será convertida em satisfação?

Como atender tanta gente diferente?

O risco de “barracos” sempre é frequente e não é sobre isso que gostaria de comentar.

Considero importante que essa festa promocional avance nos quatro estágios do marketing eficaz e gere resultados mais aderentes e longevos.

Os investimentos em uma promoção costumam ser elevados e, raramente, são pagos com uma única venda.

Por isso, para atingirmos o ponte de equilíbrio na campanha, a fidelização se faz necessária.

Barbie chegou resgatando emoções, colorindo nossos dias cinzas e animando a Economia.

Mas como também disse Rita Lee: não provoque pois o rosa é choque.

Que o choque rosa motive o choque azul nas planilhas contábeis e o verde nas relações duradouras.

úLTIMOS pOSTS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This