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20/01/2023 | Sexta de ideias

Converso com uma amiga ao telefone.

Pergunto como iniciou o ano e ouço a resposta feliz e animada de que começou bem, até pizza grátis havia ganhado.

Me explica que pediu uma quatro queijos num novo endereço em seu bairro e recebeu uma de chocolate como brinde.

Surpresa, ligou para esclarecer o erro e soube que se tratava de uma ação de “welcome”.

De fato, ações de boas-vindas sempre nos surpreendem. É a lua de mel com o cliente, a felicidade da primeira compra.

Empresas ainda têm alguns problemas com essas ações.

Empanturram o “prospect” de agrados enquanto desidratam o cliente mais antigo.

Outro dia, fui visitar o “show room” de um novo empreendimento imobiliário.

Como brinde, ofereceram pizza sem ao menos saber se eu posso, quero ou devo comer massa…

Ao mesmo tempo, frequento uma pizzaria, há anos, e nunca ganhei nada a mais do que o pedido do dia.

Se eu deixar de frequentar o local, alguém vai me ligar para saber o motivo?

Creio que não. Ninguém conhece o meu nome, telefone, e-mail, aniversário… Embora eu coma lá, sou um cliente desidratado.

Brindes podem assumir três funções ao longo do ciclo de relacionamento com os clientes.

Numa fase preliminar de conquista do cliente, colabora na fixação da marca.

Como ainda é um investimento futuro junto a um “não cliente”, não deve ter valor elevado.

Do contrário, o custo desta conquista pode se elevar a ponto de não ser pago no curto prazo.

Junto aos clientes atuais, o brinde assume a função de reconhecimento e recompensa.

Aqui sim ele pode e deve ter maior valor pois estamos beneficiando alguém que já colabora ao nosso faturamento.

Mesmo assim, quantas vezes você ganhou um presente de uma marca da qual é cliente?

E se ganhou, comparou o valor com o do brinde oferecido aos “não clientes.

Caso você abandone a marca, talvez eles lhe enviem um brinde para o resgate, ou seja, lembram de você após o término da relação.

Tenha um olhar estratégico ao planejar uma ação de brindes.

Segmente os públicos entre as etapas de prospecção, retenção ou resgate.

Desta forma, você garante mais eficácia à ação.

Minha amiga está feliz com a pizza de chocolate.

Torço para que ela ganhe novos mimos.

Torço também para que você conheça bem os seus clientes e possa manter uma relação saudável e duradoura com eles. Uma relação que cresça e engorde, com ou sem pizzas.

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