Semana passada, caminho pelo corredor, no Shopping…
Passo por um moço e aviso: “Seu zíper está aberto…”
Ele para, observa, se assusta, fecha, sorri, prossegue…
Continuo meu passeio com o sentimento de dever cumprido.
Me lembro das pesquisas de mercado que realizamos e dos relatórios finais, nos quais também sentenciávamos: “Sua marca está aberta!!!” Ameaças à vista…
É sempre delicado alertar o cliente sobre possíveis rachaduras em sua Marca.
De fato, produtos são lançados com alguma proteção ao fracasso, mas sempre há a necessidade de cuidados e adaptações.
Por mais que Marcas nasçam “arrumadinhas”, as caminhadas pelo Mercado provocam algumas aberturas indevidas.
É preciso corrigi-las. Alinhar benefícios, clarear relevâncias, avaliar experiências de consumo
Uma abordagem qualitativa preliminar é sempre bem-vinda:
uma conversa com clientes, uma discussão em grupo com consumidores potenciais e, até, sondagens junto a concorrentes.
Este rastreamento mais panorâmico e comportamental nos ajuda na formatação de um roteiro fechado a ser adotado numa posterior pesquisa mais quantitativa e extensa.
E se a empresa tem canais naturais e permanentes para a recepção de informações, o projeto flui muito mais rápido (e barato).
Por isso, não espere que seus clientes façam alertas constrangedores sobre a sua marca.
Seja proativo.
Pare e observe comentários, sugestões ou reclamações.
Não se assuste com possíveis falhas.
Feche rapidamente o plano de ação corretivo e prossiga sorrindo pelos corredores do mercado.
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