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14/01/2022 | Sexta de ideias

Semana passada, caminho pelo corredor, no Shopping…

Passo por um moço e aviso: “Seu zíper está aberto…”

Ele para, observa, se assusta, fecha, sorri, prossegue…

Continuo meu passeio com o sentimento de dever cumprido.

Me lembro das pesquisas de mercado que realizamos e dos relatórios finais, nos quais também sentenciávamos:  “Sua marca está aberta!!!” Ameaças à vista…

É sempre delicado alertar o cliente sobre possíveis rachaduras em sua Marca.

De fato, produtos são lançados com alguma proteção ao fracasso, mas sempre há a necessidade de cuidados e adaptações.

Por mais que Marcas nasçam “arrumadinhas”, as caminhadas pelo Mercado provocam algumas aberturas indevidas.

É preciso corrigi-las. Alinhar benefícios, clarear relevâncias, avaliar experiências de consumo

Uma abordagem qualitativa preliminar é sempre bem-vinda:
uma conversa com clientes, uma discussão em grupo com consumidores potenciais e, até, sondagens junto a concorrentes.

Este rastreamento mais panorâmico e comportamental nos ajuda na formatação de um roteiro fechado a ser adotado numa posterior pesquisa mais quantitativa e extensa.

E se a empresa tem canais naturais e permanentes para a recepção de informações, o projeto flui muito mais rápido (e barato).

Por isso, não espere que seus clientes façam alertas constrangedores sobre a sua marca.

Seja proativo.
Pare e observe comentários, sugestões ou reclamações.

Não se assuste com possíveis falhas.

Feche rapidamente o plano de ação corretivo e prossiga sorrindo pelos corredores do mercado.

Fernando Adas é diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.

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