O assunto da semana foi o Dalai Lama e sua língua comprida.
Aspectos culturais, flagrantes pontuais e os veículos de notícias tornam o fato difuso e amplo em interpretações.
Enquanto a ocorrência é apurada e depurada, podemos refletir sobre a língua comprida, fenômeno frequente em Comunicação que diferente da atitude do Dalai Lama possui ações justificáveis.
Você já foi vítima dela? Eu fui.
A gente chega para abraçar a Marca, dar aquele “oi” através de uma experiência preliminar e já somos brindados com afetos amplos, excessivos e imprecisos.
Nunca me esqueço de uma visita que fiz a uma loja no Shopping Iguatemi. Era a primeira loja da grife no Brasil e havia um entusiasmo da equipe para bem receber os clientes potenciais.
Ao entrar, todos sorriram, muitos deram as boas-vindas, alguns me abordaram mas ninguém disse “a que veio”.
A etapa de apresentação de uma marca é fundamental para o aquecimento dos consumidores. É esta temperatura que vai motivá-los a se tornarem clientes.
Antes de oferecer produtos, diga a que veio, por que sua marca é importante e diferencial e quais as razões capazes de gerar confiança e vínculo.
Como ninguém me explicou nada sobre a tal grife em solo brasileiro, fui direto e objetivo: “Por que essa sandália custa R$6.000,00?”
Após um certo desconforto, alguém me oferece uma bebida e abre o catálogo para mostrar a nova coleção. Mais produtos.
A marca é o sobrenome dos produtos.
É ela que vai dar legitimidade para que alguém queira pagar R$50,00 numa garrafa de água, R$2.500,00 numa calça jeans ou até os tais reais nas alturas por uma sandália nem tão alta.
E como se faz a apresentação?
Com um sorriso? Sim. Com um coquetel de inauguração? Sim. Assessoria de Imprensa? Sim. Eventos dirigidos? Sim. Publicidade? Sim.
Tudo isso pode aquecer o Mercado mas deve ocorrer de maneira sutil, como se recomenda à fase da conquista.
Nada de mostrar produtos e condições de pagamento em até 3 vezes no cartão. Guarde sua língua promocional para as campanhas de ativação posteriores.
Comporte-se com santidade e carisma. Reserve seus instintos comerciais e seu folder de ofertas para a festa de casamento, após o cliente dizer o “Sim”.
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