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15/06/2023 | Sexta de ideias

Saio para o almoço e avalio as possibilidades na praça de alimentação.

Dia frio e aquela vontade de um yakisoba reconfortante.

Me aproximo do “japonês” e percebo uma fila quase chegando ao Japão… L

Plano B: macarrão à bolonhesa.

Me aproximo do “italiano” e vejo o caixa solitário. Cadê a fila?

Na dúvida, fechei com o árabe.

Enquanto devorava a kafta, penso nos milhões de clientes do japonês e na ausência no italiano.

Será que o consumidor tem mais facilidade em perceber o aspecto negativo? Desiste rápido ao enfrentar uma objeção, mesmo que aparente?

Uma mesma sensação gera inúmeras possibilidades de percepções.

Você vê uma fila e diz…

… com tanta gente assim, deve ser ótimo…

… ah não, nem vou esperar…

…será que há alguma promoção?

E se a fila não existe…

…será que acabaram de abrir…?

…ninguém frequenta esse lugar…?

…terei um atendimento vip…

No fundo, somos um mar de emoções temperadas por alguns pensamentos capazes de nos levar ao infinito.

Precisamos estar atentos a este percurso mental para capturarmos o cliente.

Sensações? Quais as mais aguçadas e capazes de receber os estímulos?

Percepções? Como o cliente está reagindo às mensagens e informações?

Pensamentos? São positivos ou negativos?

Experiência? É sempre esta etapa que conduz à fidelidade ou ao afastamento.

Cuidemos do percurso mental e emocional dos nossos clientes.

Todos temos três tipos de desejos:

  • Os naturais e necessários,
  • Os naturais e não necessários,
  • Os não naturais e não necessários.

Se conseguirmos atender os primeiros, já teremos avançado na fila, à satisfação dos clientes.

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