Aproveito o final de junho para me deliciar com o quentão e a canjica, na quermesse do bairro.
Adoro observar a felicidade da alguns degustando o milho verde, enquanto outros estão em dúvida: cachorro quente ou pernil?
No grupo dos indecisos, um garoto na barraca da pescaria. Olhar fixado na bola de futebol que quer ganhar, mentaliza qual o melhor peixe a garantir o prêmio.
O pai orienta que os peixes “do fundo” são melhores. A mãe, ansiosa, sugere os mais próximos. A irmã tenta encerrar a discussão argumentando fome e sono.
Observo com atenção para acompanhar qual a estratégia a ser adotada.
Me lembro das campanhas de prospecção que planejamos e realizamos a vários de nossos clientes.
Todos querem o melhor cliente, o maior, o mais durável.
Como consegui-lo?
A vara da comunicação deve ser ampla, atingindo a maior área possível.
A comunicação mais massificada na etapa inicial funciona como a rede jogada ao mar com o objetivo de capturar quantidade.
Em um segundo momento, esforços mais dirigidos garantem peixes mais graúdos.
Além da vara, o anzol da relevância também precisa ser eficaz. De que adianta abordar o “prospect” se não o fisgamos com uma oferta interessante?
Muitas empresas investem em cobertura de mídia, mas se esquecem da isca. O cliente tem fome de quê?, é a questão a ser respondido antes da pescaria.
E como conseguir o peixe grande? Como garantir ao garoto a bola de futebol?
Muito frequentemente, o melhor cliente é inicialmente imaginário. O cliente real é construído ao longo de uma relação. Não está pronto na primeira compra (ou pescada).
Talvez o garoto não consiga a bola de futebol. Talvez saia com o urso de pelúcia, um pouco frustrado. Tomara que consiga encontrar finalidade a ele.
Mas uma coisa é certa, ele vai sair mais experiente da pescaria, mais focado em seus desejos e suas possiblidades de realização.
Assim é a vida. Assim são as nossas buscas.
Não há clientes ótimos. Há clientes predispostos.
Quando você receber uma consulta, um pedido ou até uma compra, entenda que é o início de uma história que pode crescer, transformar-se em uma bola e marcar vários gols a favor de seus negócios.
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