+55 11 3939-0333

contato@fmarketing.com.br

10/11/2023 | Sexta de ideias

Qual foi a maior dificuldade do Enem, no último domingo?

Para 50 mil candidatos, a distância da residência ao local da prova, algo em torno de 30kms capazes de fazer o estudante se esquecer dos versos de Fernando Pessoa ou da fórmula do ácido sulfúrico. Tenso.

E quantas empresas fazem o mesmo com seus clientes, desconsiderando as referências de geomarketing, que facilitam o acesso ao ponto de venda?

Durante muitos anos, o produto e o preço eram unânimes na decisão da compra.

O ponto de venda era subestimado não apenas em seu projeto de visual merchandising mas também na localização.

Com menos concorrentes, estávamos dispostos a atravessar a cidade para aproveitar determinada oferta ou conhecer uma nova loja. Algumas marcas, inclusive, adotavam a acessibilidade restrita como sinônimo de sofisticação.

Me lembro de uma pizzaria que atraia inúmeros paulistanos até Cotia, ávidos por uma pizza cujo forno era diferenciado.

Felizmente, isso tudo mudou e o ponto de venda se tornou mais acessível e motivador. Não que esteja em plena lua de mel com o cliente que, a todo momento, troca a loja física pela virtual.

Culpa de quem? Da loja, claro.

O que você tem feito para atrair os seus clientes ao seu “comércio”, como dizia meu avô?

Percebo o Varejo ainda muito convencional, investindo em decorações temáticas e promoções, mas ainda com dificuldade em entender que o seu principal diferencial é o Atendimento.

Um bom atendimento demonstra qualidade em três aspectos: conhecimento, simpatia e senso de oportunidade. Precisamos de acolhimento, de gente sorrindo, feliz por nos receber e treinada para nos apresentar características e benefícios do produto.

O tema da redação do Enem, provocou os candidatos a pensarem sobre “cuidados com as pessoas”.

Que adotemos este tema em nossas reflexões diárias pois é ele que garante a redução da distância entre as lojas e seus clientes.

Vamos fazer a prova?

úLTIMOS pOSTS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This