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28/01/2022 | Sexta de ideias

Se você não viu Casa Gucci, o novo filme de Ridley Scott, está perdendo duas horas de emoção, glamour, intrigas e reflexões.

Em determinada cena, Maurício Gucci, o herdeiro da griffe, na troca de presentes de Natal, oferece a Patrícia, sua esposa em fase de separação, um vale-compra da  Bloomingdale´s.Ela, com ar de decepção e um pouco de ira, declara: “Você sabe que não compro nada nessa loja…”

Quantos vales-compras você já ganhou de lojas, nas quais jamais comprou?
Muitas empresas fazem isso.

Como não conhecem seu público, não investem em pesquisa nem em programas de relacionamento, atraem compradores mediante ofertas e descontos.

Precisamos evitar essa atitude “Maurício”.

Benefícios ligados a Preço até podem ser usados como iscas à atração de consumidores.
Entretanto, a relação precisa evoluir para uma sondagem sobre o perfil deste público, um maior conhecimento sobre suas necessidades.

A cena já aconteceu comigo. Tenho a certeza de que aconteceu com você, também.

Ao entrar numa loja, pergunto sobre o sapato preto que vi na vitrine. “Tem 41”?

Com ar de decepção, o vendedor responde: “Não…”

Zero sondagem…zero contorno de objeção…zero relacionamento.

Nesse caso, mesmo que me oferecesse um “vale” da loja, minha motivação à compra já estaria “zero”.

Patrícia Gucci ficou conhecida como a “viúva negra” e eu não vou te contar o motivo.

Apenas vou repetir algo que você já sabe mas, talvez, não pratique.

Crie boas relações com seus clientes. Não permita que eles abandonem a sua marca, assassinando-a.

Spoiler dado…

Fernando Adas é diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.

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2 Comentários

  1. SORAYA FELIX DOS SANTOS

    Fernando, seu texto está perfeito. Em primeiro lugar criou a curiosidade para o filme. E depois, concordo plenamente com o conteúdo.. A total falta de habilidade em lidar com o cliente, e isso começa com um simples “bom dia” não dito e passa muitas vezes pelo excesso de intimidade nós afasta do produto, da loja etc Falta observar, sondar, cativar.
    Sem alimento a planta morre.
    Bjs

    Responder
    • Fernando Adas

      OI Soraya.
      Grato pelos seus comentários.
      Temos que sensibilizar as empresas a melhorar o relacionamento com seus clientes para motivar a fidelização.

      Responder

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