Caminhando pela calçada, sou abordado por uma moça que me oferece um cartão:
“Trago a pessoa amada em até 3 dias. Pague após o resultado.”
Oferta pretensiosa que me gerou dúvidas.
Será que o prazo é válido apenas para a Grande São Paulo?
Ofertas são sempre arrebatadoras. Na ansiedade para cativar a atenção do consumidor, prometemos satisfação total e imediata, mesmo conhecendo pouco sobre este possível cliente.
Situação perfeita para frustração.
Será que o consumidor sabe quais os seus amores? O que busca, o que deseja e espera receber? Creio que não.
A sondagem sobre os desejos do consumidor é um exercício constante e capaz de exibir diversas oportunidades.
Quando entro numa loja, posso estar interessado no produto, no preço, no atendimento, na marca, várias possibilidades a um vínculo.
Em qual deles o vendedor deve focar?
O ser humano em geral e o consumidor em particular, trazem desejos variados. Alguns serão transformados em amor, outro em frustração.
Nenhuma relação será capaz de bem atender a todas estas demandas.
Por isso, fiquemos atentos às melhores possibilidades para criarmos e mantermos vínculos.
Não há fórmula pronta e toda relação surge e se consolidada com uma luz inicial, muita interação e o tempo cuida do resto.
A promessa de satisfazer o cliente em até 3 dias, é precipitada.
Nenhuma relação se resolve tão rápido e sabemos que o ciclo de relacionamento demanda tempo, acertos e adaptações.
A satisfação de curto prazo, normalmente é ligada ao bolso e ocorre mediante preço e promoção. São momentos pontuais e passageiros, incapazes de gerar uma história de amor.
Numa boa relação entre cliente e empresa, não há vidências mas sim, evidências obtidas através de pesquisas, atendimento e canais de comunicação capazes de criar e manter boas trocas de informações, muito além de 3 dias.
Fernando – eu acho seus textos muito divertidos – que espero sempre receber às sextas feiras – e mais suas reflexões provocativas e metafóricas são o máximo !!! Bora pensar.
Claudia querida.
Grato pelo carinho de sempre.
Pensar precisa ser leve e divertido para ser eficaz.
Seguimos juntos!!!