Estou feliz da vida. O Mc Fish vai voltar.
Não que eu seja fã dos sanduíches de Ray Kroc, mas quando algum amigo me convida, o peixe me deixa menos culpado pelas calorias consumidas.
Mas por que ele sumiu?
O sanduiche nunca foi uma unanimidade em vendas, além de ter um processo de produção diferenciado. O peixe é da espécie Polaca e vem do Alasca, com certificação pelo governo americano, comprovando, portanto, que a pesca é sustentável.
Além disso, empresas varejistas e massificadas, em geral, apresentam dificuldades na segmentação de produtos.
É melhor oferecer o famoso “3 por 10” ao invés do “3 para 10”.
Mesmo assim, o McDonald´s vem evoluindo nas abordagens segmentadas.
Segmentar sempre é um grande desafio. Empresas preferem investir em linhas de ampla cobertura, produtos “que se pagam” junto a públicos “que pagam”. A ótica financeira é a inspiração.
Por que investir em linhas mais dirigidas que não apresentam escala produtiva e, portanto, têm custos mais elevados?
Vejo ao menos três respostas.
A primeira é comercial. Novos produtos atraem novos públicos que podem escalar a marca de maneira mais ampla e profunda com o tempo.
Você já deve ter se interessado por uma loja em função de algo específico que foi buscar e, ao entrar, se surpreendeu com outras ofertas relevantes.
A segunda é institucional. Lançar produtos além do cardápio convencional, aumenta a visibilidade e gera comunicação espontânea capaz de sensibilizar públicos que dificilmente se interessariam pela marca original.
Quem não se lembra das coleções assinadas por estilistas famosos para a C&A?
E o terceiro motivo é estratégico. A ousadia de fazer antes dos concorrentes e se firmar como marca inovadora e pioneira conquista a atenção e a simpatia não apenas do público habitual, mas também de inéditos.
Eu nunca “amei muito tudo isso” que o Mc oferece, mas adoro peixe e, a partir dele, surgiu um “clima” com a marca.
Se o mar do mercado não está para peixe, cabe a nós selecionarmos uma boa isca à nossa pescaria.
Qual você vai escolher?
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