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20/05/2022 | Sexta de ideias

Que a cozinha é o local mais insalubre da casa, eu já sei desde criança.

Cresci ouvindo a palavra “cuidado” ao menor gesto de abrir a geladeira, acender o fogão ou lavar a louça…

Mas de todos os desafios que a cozinha me impõe, o pior, o mais difícil, demorado e irritante é a busca das tampas para os potes plásticos.

Lá em casa, potes ficam numa gaveta e as tampas, em outra. Não me pergunte o motivo, eu apenas sigo o protocolo.

Mas eu te pergunto: “Alguém tem uma fórmula de sucesso para esta tarefa inglória?

Tupperwares multiplicam-se em cores, formatos, tamanhos, profundidades em total desarmonia.

Já as tampas primam pela falta de personalidade. Todas iguais à espera da sua cara metade

A falta de critérios para a aquisição de recipientes, torna a convivência com eles, caótica.

Precisamos ser mais seletivos, focados na busca, na conquista e na manutenção do que desejamos. Vale para potes e para clientes.

E por falar nestes, como está a sua gaveta de clientes?

Consegue identifica-los? Lembra da origem de cada um? Que relação mantém com eles? E que tampas você lhes oferece? São capazes de vedar as suas necessidades?

Somos ávidos por lotar as nossas gavetas de clientes em diversidade de origens, formas, cores, tamanhos, históricos, todos reunidos no mesmo local e fadados ao mesmo tratamento, à mesma comunicação, às mesmas tampas de relacionamento.

O resultado? Vazamentos para a concorrência.

Sabe como melhorei o meu dilema com os potes?

Analisei cada um, classifiquei pelo uso e até dispensei alguns sem uso, perdidos lá no fundo.

Com uma visão melhor, consigo localizar e me relacionar com cada item de maneira mais produtiva.

Que tal fazer o mesmo com seus bancos de dados? Analisar a origem dos clientes, a satisfação deles, a sua capacidade em atendê-los de maneira mais adequada?

Invista tempo, verba e conhecimento nesta projeto de reorganização.

A vedação entre vocês será reforçada e garantirá a conservação do bom relacionamento.

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Fernando Adas: É diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.

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