Perguntei a alguns amigos: “Qual foi a sua maior dor na semana?”
A resposta mais citada: “Os dois pênaltis que perdemos para os croatas.”
A história das Copas mostra que bater uma penalidade que vale a sobrevivência de sua seleção é tarefa complicada.
Em todos os campeonatos mundiais até 2018, só 42% dos batedores conseguiram fazer o gol, nesta situação. No geral, o índice de acerto em penalidades é de 70%.
Acha injusto que um jogo se decida à base do “Se errar, acabou”?
Pois então vamos analisar a estratégia em campo e planejar as próximas partidas. Por que Casemiro e Pedro fizeram gols enquanto Rodrygo e Marquinhos, não?
Como publicitário, sai do Qatar e voltei para as nossas campanhas em comunicação dirigida que também buscam ser diretas e eficazes.
Qual o segredo para isso?
Se no futebol, a conversão deve ocorrer na área interna da trave; em Marketing, o sucesso da campanha está no tripé: mailing + oferta + roteiro de abordagem.
Um banco de dados atualizado e segmentado é o primeiro passo para um chute certeiro. Saber a quem mirar a comunicação eleva as chances de sucesso.
Além disso, é importante saber o que você está chutando, como é esta bola conhecida como “oferta”, capaz de gerar impacto positivo ou negativo em quem a recebe. Estou falando de relevância, de benefícios agregados ao público-alvo.
Quando se fala em ação dirigida, pensa-se em algumas estratégias de abordagem: Telefone? E-mail? WhatsApp? Postal? Qual a melhor?
Assim como no futebol, o esquema estratégico e o “design” do jogo são fundamentais. Levanto o banco de dados, ligo para validar dados cadastrais e solicitar o “opt in” para, depois, apresentar a oferta? Ou lanço uma ação digital, convidando os interessados para se cadastrarem e, posteriormente, receberem um contato?
Não há fórmula previamente bem sucedida e o acompanhamento da dinâmica em campo é fundamental.
Por isso, antes de colocar seu time comercial para jogar, exigindo que saiam chutando a bola a qualquer direção, analise as condições gerais do gramado…ops…do mercado e adeque a habilidade pessoal de cada jogador aos objetivos desejados. Uma comunicação alinhada pode facilitar a vida da equipe.
Não deixe o seu cliente decidir suas compras nos pênaltis, também conhecidos como promoções e descontos vindos da concorrência. Ofereça a ele, emoção e benefícios ao longo do tempo regulamentar da sua comunicação.
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