Pizzaria domingo à noite.
Quer um ambiente mais rico em possibilidades de observação e análises?
Vejo uma família chegando. Todos felizes, conversando, crianças correndo para pegar a mesa.
Sentados, prosseguem os comentários até que o garçom traz o cardápio.
Nesse instante, todos ficam quietos e começam a negociar…
“uau…mais de 50 tipos…” percebe o avô.
“pois é…” completa o pai, confuso entre sua escolha e a sugestão da esposa.
De repente, a criança grita sentenciando: “Mussarela…mussarela…mussarela…”
E para a infelicidade da mesa, a adolescente se opõe: “Mussarela de novo…não!”
Está armada a confusão.
Fico pensando por que uma pizzaria oferece mais de 50 tipos de pizzas?
Muito frequentemente, vejo consumidores confusos com tantas opções.
Neste momento, um atendimento orientador pode salvar a situação.
Somos inseguros por natureza, seres desejantes que buscam benefícios no consumo. Entretanto, frequentemente, temos dúvidas sobre a nossa satisfação.
Muita calma nesta hora e, se for seu dia de sorte, um bom vendedor pode ser a salvação.
Infelizmente, naquele domingo, isso não aconteceu.
Em meio ao caos, o garçom se aproxima e diz: “Pedidos…”
Mais um pouco de silêncio, dúvidas, ansiedades em clima bem diferente de uma confraternização dominical.
Cabe à equipe comercial, entender o perfil do cliente, sondar o seu momento e sugerir ofertas relevantes. Isso facilita a vida de todos, inclusive das mesas ao lado que já se incomodavam com a batalha de sabores e dissabores da família ex-feliz.
Por isso, antes de recomendar um lançamento, oferecer uma promoção ou conceder um desconto, observe o perfil do seu cliente, seja acolhedor e propositivo.
Garanto que sua felicidade vai se estender não apenas ao domingo, mas por longo tempo junto com seus clientes.
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Fernando Adas: É diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.
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