+55 11 3939-0333

contato@fmarketing.com.br

24/12/2021 | Sexta de ideias

Andando pela Paulista, encontro um carroceiro com oito cães. Todos soltos. Todos tranquilos. Todos felizes.
 
Me aproximo e pergunto: “São seus?”
 
E a resposta vem rápida e sábia: “Estão comigo”.
 
Pergunto onde eles moram e ouço: “Cada dia em um lugar”
 
Esboço uma brincadeira com um deles e, de imediato, os outros se mantêm alertas e buscando a permissão do “dono” com o olhar.
 
Me sensibilizo com a fidelidade e saio pensando qual o segredo deste grupo se manter unido, independente do lugar.
 
A resposta mais óbvia é a necessidade de sobrevivência.
Juntos somos mais fortes e complementares.
 
A segunda conclusão, surge quando já estou em casa e recebo um brinde de Natal de uma empresa da qual sou cliente. Um calendário 2022 com fotos de cachorros e gatos.
“Eles me entendem”, pensei e me despertaram afeto.
Acho que o afeto também tem poder de fusão, gerando relevância.
 
Assim como o carroceiro, creio que as empresas, tenham desafios para conquistar e manter tantas pessoas diferentes, em sua base de clientes.

Algumas até tentam nos colocar a coleira da fidelidade, mediante multa por desligamento, incapazes que são de nos reter pelo afeto.
 
E o que seria a fidelidade afetuosa entre marcas e clientes?
 
Tudo começa com um banco de dados atualizado. Quem ama conhece nome e sobrenome do amado.

Depois, precisamos saber a opinião desses amores, se são e estão felizes e como evoluir na relação. Eu adoro “pets” e algumas empresas sabem disso.

E por fim, celebrarmos a relação, recompensando o vínculo e a longevidade de um cliente que está conosco, há tantos anos.

Desta forma, teremos clientes soltos, tranquilos e felizes… E capazes de trazer novos clientes.
 
Lembremos do carroceiro: Ninguém é de ninguém. Todos estamos vivendo experiências que precisam ser positivas para gerar fidelidade.
 
Que o Natal reforce esse sentimento de adesão e de afeto, capaz de nos manter unidos por muitos e muitos anos.

Fernando Adas é diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.


úLTIMOS pOSTS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This