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4/02/2022 | Sexta de ideias

Entro no elevador e digo “bom dia” ao rapaz que olha, detido, para o painel dos botões.
Não obtenho resposta.
Surdo? Concentrado? Mal educado?

Insisto sorrindo: “Que elevador moderno né…”
Zero retorno.
Humor azedo? Luto? Pressa?

Por fim, saco meus (infalíveis) Halls do bolso e ofereço ao mudo.
A porta se abre, ele sai com a mesma frieza e objetividade da placa: “Lotação Máxima: 10 pessoas ou 750kgs”.

Aposto que você também já tentou conquistar clientes, dando um “Bom dia”.
Você mal o conhece, mas acredita que a boa educação abre portas… e provoca saudações.
Se fossem só racionais, pessoas seriam assim…

Aposto também que você tentou ser simpático, sorrir, brincar, atrair pelo coração.
E se as pessoas fossem só emocionais, certamente “cairiam” nas suas campanhas “honey moon”.

E as balas, sorvetes, drops e pirulitos que você ofereceu?
Como você não conhece esse tal consumidor, não sabe nada sobre suas necessidade, oferece-lhe algo de maneira antecipada e dispersiva.

Sim!!! Consumidores são racionais, emocionais e adoram ofertas…
Mas precisamos entender melhor como se relacionar com estes perfis de maneira mais efetiva. Criar e adotar o Ciclo de Relacionamento com Clientes.
Do contrário, eles desembarcam (ou nem embarcam) da sua Marca, sem que você entenda os motivos desta conduta.

Pare de se humilhar.
Pare de oferecer coisas que as pessoas não querem.
Invista em informação, em pesquisas, em sondagens para que suas ações de conquista sejam eficazes.

Quem sabe, seu próximo cliente muda de ideia e decide ficar no mesmo andar que o seu…

Fernando Adas é diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.

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