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21/01/2022 | Sexta de ideias

Marília Mendonça sempre me divertiu com suas músicas.

“Motel Afrodite” é a minha preferida. 
Narra o drama de alguém que volta ao motel sozinho para curtir as lembranças do ex…

Quem não viveu algo parecido?
E quantas empresas vivem o mesmo dilema com seus clientes…

“Quanto tempo faz da última vez?

O Motel Afrodite perdeu um casal freguês…

Suíte 22? Se eu não me engano 23,

Pernoite depois do café, amor mais uma vez.

E dá saudade daquela hidro borbulhando

E você me chamando pra gente se amar.

Dá saudade do gosto,

Do beijo e daquele lugar.”

Há quanto tempo, seu “freguês” não compra de você?
Sabe o que ele comprou? 
Se você não se lembra nem da “suíte”, do pedido, do café… não adianta ficar na saudade e na sofrência…

“E volta e meia eu volto lá sozinho…

Eu tiro a roupa, eu choro e abro um vinho.

E a roupa de cama pode até mudar

Mas juro que seu cheiro ainda tá lá.”

É importante resgatar as experiências de compra do seu cliente.
Ele foi feliz? Quais foram suas impressões, opiniões ou até, reclamações?
Um banco de dados atualizado e recuperado pode ajudar bastante neste esforço.
Chore menos!!! Aja mais!!!

O final da letra é motivador…

“Mas hoje a moça da cabine que adorava a gente

Com dó de mim falou

Segue sua vida, ele saiu no carro da frente”

De fato, muitas empresas choram pelos clientes perdidos. Algumas nem percebem que os perderam.

Nunca me esqueço de uma ligação que fiz para encerrar uma assinatura de jornal, após quase vinte anos como leitor.
Liguei. Saudei. Expliquei. Cancelei. Desliguei.
Rápido, eficaz e dolorido.

Nenhum movimento de resgate foi feito. Casamento encerrado em menos de um minuto.

Semanas depois, recebo um contato e, como na canção da Marília, me oferecem vinho e uma “hidro” borbulhando de ofertas…

Lógico que não voltei. Já havia saído no carro da frente, com outra publicação mais moderna e adaptada ao meu perfil.

Ações de retenção funcionam durante o casamento. 
São importantes para avaliar a satisfação do cliente, bem como motivá-lo a indicações de outros clientes.

Mas se você é lembrado depois da partida, aí é tarde demais.

Melhor seguir a vida e aprender com os erros, inspirando-se na deusa Afrodite e cuidando dos clientes atuais com amor e afeto.

Fernando Adas é diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.

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