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25/11/2022 | Sexta de ideias

A Copa mal começou e nós já temos um bom motivo para comemorar.

Sim! Ver o zagueiro Ali Al-Bulayhi, da Arábia Saudita, encarando Lionel Messi e “avisando” que a Argentina não venceria o confronto, gerou a mesma sensação de uma vitória.

Nas bolsas de aposta, os “hermanos” eram plenos favoritos e mesmo assim tiveram que “engolir” o 2 a 1.

Sei que o futebol tem sua dinâmica própria, suas estratégias veladas e seus resultados imprecisos. Mesmo assim, traz bons exemplos para as estratégias de marketing e conquista de clientes.

Assim como no futebol, grandes marcas favoritas existem em todos os segmentos de empresas.

São marcas líderes em “share of mind” e, provavelmente, em “share of market”, também.

Apesar disso, não ganham todas as disputas junto aos consumidores e sempre há oportunidades inexploradas às marcas “menores”.

Que estratégias alternativas podem elevar a chance das marcas menos conhecidas?

  1. Jogada pela lateral.

Semelhante ao futebol, o Marketing também pode realizar ações focadas nas laterais.

Como? Oferecendo ao consumidor, algo diferente das grandes marcas.

Seu concorrente oferece preço? Ofereça inovação.

Pesquise a atuação das outras marcas e atue em nichos capazes de receber e aceitar sua abordagem com mais facilidade.

Talvez você jamais conseguirá ser competitivo em preço, como uma grande empresa, mas pode e deve ser mais ágil, mais simpático, mais devolutivo.

  • Banco de reserva.

Você já parou para observar quem está no banco de reserva dos seus clientes?

Quem parou de jogar pela sua marca? Estão inativos nas compras, foram embora e você nem percebeu…?

Que tal estimulá-los a voltarem ao campo?

Muitas empresas são incapazes de perceber, contatar e estimular o retorno de ex-clientes.

Faça o teste. Quantos clientes ainda não compraram este ano?

Por que motivo? Tiveram uma indisposição com a sua marca? Migraram para um concorrente?

Resgatar clientes adormecidos é mais fácil, rápido e barato que buscar novos.

Pare de ficar buscando nas arquibancadas, pessoas para vestirem a camisa do seu time. Valorize quem já está vestido com o seu uniforme e precisa apenas de um rápido estímulo para voltar a campo.

  • Foco nas jogadas conhecidas.

Sabemos que uma partida de futebol demanda criatividade, ousadia, inovação.

O Marketing também aprecia esta busca pelo novo.

Mesmo assim, os times esportivos, assim como as marcas, possuem suas práticas favoritas, suas habilidades históricas, sua personalidade capaz de atrair torcedores fanáticos e clientes fieis e longevos.

Você conhece os “fãs” da sua marca? Sabe quem acompanha a sua empresa ao longo de décadas, vibrando pelos “gols” e consolando nas “faltas”?

Reconhecer e recompensar os principais clientes é fundamental ao sucesso da empresa. Também é mais fácil, rápido e barato que buscar novos consumidores.

A Copa no Qatar tem nos mostrado que os times menos tradicionais também obtêm vitórias emocionantes.

No mercado, onde as grandes e pequenas marcas convivem entre dribles, faltas e alguns pênaltis, também há espaço para belas jogadas capazes de agitar o placar do faturamento de todas.

Vamos jogar?

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