Serviços são intangíveis, efêmeros, pontuais e por isso sempre desafiaram o Marketing na conquista e fidelização de clientes.
Normalmente, a tangibilização de um serviço é feita de três formas: numa loja bacana, num atendimento diferenciado e na comunicação.
Não é tarefa fácil e na falta de atributos nos dois primeiros itens, o terceiro tenta fazer o consumidor “viajar” até a marca.
Fazer as pessoas viajarem é função de um bom comercial. E por falar nisso, vocês viram a atual campanha da Air France?
Além de uma produção primorosa, resgata a leveza, o equilíbrio e a invisibilidade de um bom serviço.
Eu adorei a música do Glass Candy (Warm in the Winter) e fiquei pensando sobre esse aquecimento das marcas, o conceito de “care” embutido em imagens que prescindem do produto e exibem a experiência.
Um bom serviço é aquele que aparece “over” em felicidade ou o invisível capaz de nos satisfazer dentro de nossas rotinas mais elementares como dormir, acordar, viajar?
Vejo lojas ansiosas em se diferenciar e mostrar como são “legais”. Outro dia quase pisei num lago artificial que foi construído para “refrescar” os clientes.
Vejo vendedores lindos e perfumados que não conseguem entender o que busco.
Sem contar os filmes publicitários que nos vendem o paraíso e nos entregam uma nuvem em raios…
Uma campanha eficaz de Serviços nos motiva à experimentação e nos reforça durante a experiência.
Por isso, dentro da aeronave a Air France também é ousada nas informações sobre a segurança do voo.
O que fica para nós é o esforço em sairmos do óbvio e flutuarmos ao campos das boas ideias e das boas realizações, garantindo que a nossa marca se mantenha no ar por muito tempo.
“Sexta de ideias” é o Informativo semanal da Fine Marketing.
0 comentários