Cresci seguindo Michael Porter, o papa da Administração que dizia…
“Estratégias competitivas são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição favorável junto à concorrência”.
Tão simples quanto desafiante.
Quando vejo uma empresa envolvida com factoides ou ações promocionais confusas, resgato o nosso “papa” e questiono: “Qual a estratégia competitiva?”
Resgato o tema em função de uma matéria sobre um tal Concurso Miss Bumbum que terminou com um “barraco” entre as moças de fino trato.
“Seu bumbum é de plástico, acusou a gaúcha enquanto arrancava a faixa da vencedora, aos gritos…”
Entre risos e piadas me fiiz novamente a pergunta… “É assim que nos diferenciamos da concorrência?”
Nas ações de Geração de Leads que realizamos, muitas vezes alertamos nossos clientes: “Mais Porter, menos plástico”.
Criar uma estratégia competitiva é fundamental à sedução e à conquista dos clientes.
Sempre digo que o sucesso de uma ação é composto pelo tripé: Mailing + Oferta + Script e se pudéssemos levar apenas um deles para uma ilha deserta, certamente a Oferta já estaria na minha mochila.
E quando falamos de oferta, falamos do benefício que ela traz.
Não adiante apresentar medidas ótimas em “busto x cintura x quadril” se a sua presença no palco não gera bom resultado.
A percepção sobre o benefício é fundamental para o aplauso do público alvo.
Por isso, o planejamento da campanha demanda uma sondagem preliminar sobre o que o seu consumidor valoriza, busca e pode pagar.
Desta forma, aumentamos a chance dos aplausos e reduzimos a possibilidade de “barracos” junto à diretoria que aprovou a verba para a campanha de “leads”…
Veja aqui o vídeo:
https://youtu.be/Slot3RJV9TQ
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