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2/08/2024 | Sexta de ideias

Recebo uma chamada de um amigo querido. Estava indignado com a nova campanha da Nike.

O filme traz ídolos do esporte em situações de disputa. Closes, suor, música de suspense, choques de corpos… e nos pergunta: “sou uma má pessoa?”

Estamos falando de um tênis ou de uma arena de leões?

A propaganda sempre oscila entre conceitos mais racionais e outros emocionais.

Se eu quero que você desembolse R$2.000,00 em um calçado de borracha, tenho dois caminhos, sensibilizar seu coração ou seu pensamento.

A própria Nike, que sempre nos brinda com campanhas marcantes durante os jogos olímpicos, já havia nos perturbado em 1996 com a verdade nua e crua: “você não ganha a prata, você perde o ouro.”

Em Londres, 2012, o slogan foi mais bonzinho: “Find Your Greatness” (encontre o seu melhor).

Apelos mais racionais aproximam a marca de públicos mais técnicos. No segmento esportivo, este posicionamento foca os atletas profissionais, interessados mais no amortecedor da sola que na cor do revestimento. Trata-se de uma estratégia “from top to bottom” na qual, a partir da conquista de formadores de opinião, busca-se a adesão gradual dos públicos mais genéricos e varejistas.

A própria Nike, em 2016, nos brindou com o “Unlimited You”, traduzida no Brasil para “Você Sem Limites”. Um posicionamento mais acessível ao grande público.

Produtos de massa de alta performance, precisam oscilar entre o aspiracional e o possível.

Se a marca nos expõe à realidade do “Winning Isn’t For Everyone” (Vencer não é para todos), também afaga o nosso coração com a esperança de que, se fizermos a nossa parte (“Just do it”) já estaremos no caminho certo.

Niké é a deusa grega da vitória e está vinculada ao triunfo e à glória. Todos os deuses, atletas e guerreiros desejavam Niké ao seu lado para premiar aqueles que tinham a melhor estratégia, foco, disciplina e controle emocional.

Da Grécia Antiga às marcas atuais, pouca coisa mudou.

Marcas também nos prometem euforia e ascensão. Chamam a nossa atenção com uma provocação, despertam o nosso interesse com novidades, criam um desejo emocional e/ou racional e nos levam à compra.

Nas pistas de corrida e nas ações de marketing, a fórmula de sucesso é a mesma: pesquise, analise, planeje, execute, celebre.

Just do it.

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