+55 11 3939-0333

contato@fmarketing.com.br

7/12/2023 | Sexta de ideias

Pânico na firma. Dia do sorteio do amigo secreto.

As regras são claras, produtos até R$100,00 e nada de troca-troca de nomes entre os participantes.

Se alguém tirou alguém “difícil”, analise o perfil e tente acertar no presente.

Mas o que significa uma pessoa “difícil”? O chefe, por exemplo, sempre gera ansiedade. Como agradar alguém que já tem “tudo” e que conhecemos pouco?

Pessoas de outros departamentos também trazem dúvidas, às vezes, até sobre o nome correto. Liziane ou Elizane?

O clima é de Natal mas a operação é de guerra. Todos querem sair vitoriosos no momento da revelação.

Outro dia, ouvi frase parecida de um amigo que me declarava as suas dificuldades em conhecer (e agradar) seus clientes.

O clima era de amigo secreto com a necessidade de desenvolver benefícios capazes de atrair e conquistar consumidores desconhecidos.

Percebo que este desafio é geral entre as empresas.

Conhecer o perfil do consumidor demanda uma estratégia de sondagem e alguns meses (até anos) de esforço contínuo em pesquisas.

Ninguém pede uma pessoa em casamento, sem conhecer suas características, seus pontos fortes e fracos e as possibilidades de união eficaz.

Com as empresas, deveria acontecer a mesma coisa.

De vez em quando, alguém me liga querendo me pedir em casamento.

Apresenta seus dotes convertidos em produtos e serviços. Imóveis na planta, plano de saúde, um plano de telefonia e, até, um consórcio funerário.

Sempre questiono duas questões nesta abordagem: como me encontraram e por que estão me oferecendo determinado produto.

Vejo que as respostas são difusas e se assemelham ao sorteio do amigo secreto. Sim, sou uma pessoa difícil (para quem não me conhece).

O Natal nos inspira a resgates, a aprofundamentos e à gratidão.

Que este clima nos motive a avançar no conhecimento sobre as pessoas e, desta forma, possamos nos relacionar melhor com elas. Com mais clientes, menos secretos.

úLTIMOS pOSTS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This