Área de desembarque em Congonhas… Um senhor exibe um cartaz, a todos que saem.
Me aproximo e leio: “Ernesto”.
Passageiros apressados passam, alguns olham, ninguém para.
Inquieto, abordo o tal “receptivo” e pergunto: “Quem é Ernesto…?”
Com serenidade, ele me responde: “Não sei… vai chegar de Goiânia…agora às 15 horas…”
Aflito com a resposta e com o relógio, consulto o painel e confirmo: “Landed”.
Entretanto, cadê o Ernesto?
A cena me remete a algumas situações que já vivi, nesses voos divertidos e turbulentos do Marketing.
Você pergunta ao cliente: “Qual o seu público alvo?” E ele responde rápido e satisfeito: “Todo mundo”
A gente personaliza a comunicação para gerar relevância e adesão, mas o banco de dados traz o nome genérico do cliente: “Ernesto …….”
Precisamos melhorar isso.
Se você nem sabe o nome completo (e correto) do Ernesto, seus dados cadastrais e, mais importante, seus desejos e necessidades, como espera que ele responda à sua comunicação?
Sim, existe a comunicação de massa, mais genérica e institucional. Entretanto, as abordagens de “welcome” e adesão precisam ser dirigidas e segmentadas.
Voltando ao desafio do senhor sereno, ele conseguiu localizar o Ernesto. Saiu correndo atrás do homem que , sem avistar a placa, já buscava um táxi…
A vida tem disso… O marketing também…
Estar no lugar certo e na hora certa é desafiante. Uma Comunicação planejada e dirigida ajuda bastante.
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