Adoro tomar café da manhã em padaria, pedir uma média com pão na chapa.
Tem jeito mais gostoso de começar o dia?
Semana passada, um rapaz sentou-se ao meu lado e pediu um cheese salada.
Olhei, dei um sorriso e ele já foi se explicando: tenho fome de manhã.
Atento à produção do seu lanche, acrescentou ao chapeiro: consegue por bacon?
Feliz com o OK, se anima a pedir mais um ingrediente: rola um ovo?
Fiquei atento ao final deste “cheese bacon egg salada” que ainda ganhou cream cheese e molho vinagrete.
Ao chegar ao balcão, o sanduiche estava irreconhecível e foi devorado em menos de dez minutos.
Fiquei pensando sobre os desejos incontroláveis de nossos clientes, sempre insaciáveis em seus pedidos.
Também resgatei a ansiedade dos fornecedores em atender aos pedidos, sem muita noção do processo produtivo ou até da planilha de custos.
Trazemos no inconsciente, a lenda de que o cliente sempre tem razão e de que o segredo da fidelização é jamais dizer um “não”.
Levamos anos, criando produtos e serviços pensados para atender determinadas necessidades de ambas as partes, clientes e fornecedores.
Quando alguém nos pede algo “a mais” nos vemos na obrigação de atender este pedido que, às vezes, surge com elevado caráter emocional e pouca reflexão técnica.
Precisamos ter muito claro, os limites da nossa oferta para que sejamos valorizados pelo que fazemos de melhor.
Admirei a disponibilidade do chapeiro em atender a todos os desejos do rapaz, mas o final da história não foi bom.
Ao terminar a refeição, ele se levantou e foi ao banheiro. Ficou por lá, quase meia hora.
Ao sair, olha fixamente e diz: acho que o presunto “caiu estranho”.
Nem eu sabia que o presunto havia sido convidado para esta suruba gastronômica e o coitado levou a fama por mau comportamento.
Não sei se o rapaz voltará à padaria. Os doze ingredientes incluídos generosamente no sanduiche, não foram capazes de salvar o estrago do presunto.
Por isso, fique atento às receitas que você oferece e aos pedidos que atende. Uma fatia adicional de queijo pode ser um diferencial positivo, mas o excesso pode causar desarranjos cuja culpa sempre cairá sobre o fornecedor. Cuidado com o que você coloca na chapa para que você não seja o próximo a ser fritado.
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