Resolvo voltar para casa de um jeito diferente e vou para o ponto de ônibus, feliz e otimista.
Algumas pessoas já estão lá, antes de mim. Quase todas sérias, ansiosas ou distraídas.
Me integro a elas, na esperança de que o “785J” chegue logo.
Cinco minutos e uns três ônibus passam. Nada do meu.
Prossigo otimista mas já nem tão feliz. Me integro, parcialmente, ao grupo dos ansiosos.
Mais cinco minutos… e chega uma moça para embarcar.
Junto com ela, chega um ônibus ao qual ela sinaliza, sobe e ainda se acomoda sentada.
Observo a cena com surpresa e inveja.
Comento com o moço ao meu lado: “Isso que é sorte. Moça e ônibus chegam juntos e seguem felizes”.
Ele ainda observa a moça sortuda e comenta: “Ela pega esse ônibus todos os dias, sabe que ele passa agora e se planeja para estar no horário”.
Fiquei pensando sobre a dica…
De fato, classificamos como sorte, muitos acontecimentos desconhecidos por nós; não imaginamos a pesquisa, o planejamento e o plano de ação necessários para que estejamos no lugar certo e na hora certa.
Quantos lançamentos de produtos, ações promocionais, abordagens de relacionamento conseguem capturar o cliente com pertinência e relevância?
E quantas vezes nossos clientes ficam nos esperando, felizes e otimistas, rumo a um destino almejado, mas que, aos poucos, vai se tornando nebuloso…
Precisamos nos atentar aos 3 “Ps”: Pesquisa, Planejamento, Plano de Ação, capazes de definir o melhor ponto para a sua Comunicação.
Qual a promessa da sua oferta? Aonde ela vai levar os consumidores ou clientes?
Será que eles vão ter fôlego e paciência para esperar ou vão se voltar a transportes alternativos?
Eu desisti.
Após quase meia hora de espera, peguei um uber que me aplicou o 3Ps de um jeito feliz e otimista:
“Quer ouvir música?”
“Vamos pela Avenida Paulista?”
“Em dez minutos estaremos lá…”
É claro que integrei um 4º P à avaliação dele: “Perfeito”.
======== X ========
Fernando Adas: É diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.
0 comentários