+55 11 3939-0333

contato@fmarketing.com.br

25/04/2025 | Sexta de ideias

Todos os dias, passo em frente a uma loja na qual os vendedores estão sempre animados.

Riem, cumprimentam as pessoas, parecem felizes.

Trata-se de um quiosque de suplementos esportivos, algo que não consumo. Mesmo assim, adoro dar um “oi” a eles.

A poucos metros dali, há uma outra loja cujo atendimento é péssimo. Uma relojoaria especializada em antiguidades, na qual levo o “cuco” que herdei dos meus avós. Nela, ninguém diz “bom dia”, ninguém pergunta como estou, ninguém demonstra satisfação. Apenas consertam o passarinho que fica mudo, duas vezes por ano.

As visitas às duas lojas, têm me provocado reações inéditas. Comecei a considerar o uso de creatina, ao mesmo tempo em que estou pensando em calar o cuco de vez.

Sim!!! Bom atendimento abre portas, cria vínculos e alimenta faturamento. O contrário também é verdadeiro.

Mas como todo relacionamento vai se alinhando gradativamente, tudo começa com um bom sorriso, um gesto que não precisa de legenda, cartaz ou vitrine. Simplesmente, chega antes das palavras, atravessa silêncios, desfaz mal-entendidos, afrouxa tensões.

Um sorriso pode ser a gentileza que faltava para um reencontro, pode ser promessa ou pista a um novo olhar.

Não falo daquele sorriso protocolar, automático, que se oferece por obrigação. Falo do sorriso que vem dos olhos, que transborda da alma e ilumina o rosto inteiro. Esse, sim, tem o poder de mudar o clima de uma conversa.

Há pessoas que sorriem com generosidade, como quem oferece abrigo. Outras sorriem como quem dança, sem motivo específico, só porque é bom estar vivo.

O sorriso é o idioma mais universal que existe, um afeto silencioso, uma pausa no caos e, às vezes, tudo o que a gente precisa para continuar acreditando na delicadeza das coisas e na atenção das Marcas.

Por isso, pode ser uma potente ferramenta de comunicação, o melhor “slogan” dizendo “estou aqui, com você e por você”.

Sei que o cuco não tem culpa do técnico rabugento que me irrita.

Sei também que a tal creatina não fará milagres nos meus braços.

Mas por hora, estou buscando empresas que resolvam os meus problemas de um jeito leve e acolhedor.

Sua marca é uma delas?

úLTIMOS pOSTS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This