Sabe aquela viagem que tinha tudo para “dar certo”, mas ficou marcada pelo que “deu errado”?
Pensei nisso ao ver a Sra. Macron dando um tapa no rosto do presidente francês, quando o casal desembarcava no Vietnã.
Um detalhe? Sim.
Só que “Deus está nos detalhes”, disse alguém que claramente nunca tentou montar um móvel da Tok&Stok, sem pecar em pensamento, palavra e omissão de parafusos.
A frase, profunda e teológica, serve para justificar desde uma sinfonia de Bach até o zelo com que uma amiga organiza os talheres por ordem de brilho.
Se Deus está mesmo nos detalhes, então o parafuso que sobra depois de montar uma estante deve ser o Espírito Santo tentando nos dizer alguma coisa.
Mas, e as empresas? Estão atentas aos detalhes?
Enquanto muitas olham para o todo, as grandes marcas prestam atenção no que quase ninguém vê. No acabamento do produto, na rapidez do SAC, no sorriso do atendimento.
Porque no marketing, valor não é o que você diz que entrega. É o que o cliente sente, vive e lembra. E isso acontece nos detalhes.
Outro dia, numa joalheria, a vendedora animada me mostrava um par de brincos, enquanto eu me fixava no esmalte desgastado de suas unhas.
Também já entrei em restaurante com pratos de “três dígitos”, onde a toalha estava assim…degustada demais…
Claro que me fixei nas unhas e na toalha e me esqueci da joia e do ossobuco.
Marcas que se destacam, cuidam das entrelinhas. Elas sussurram com estilo. Criam conexão sem esforço. E fazem da experiência algo tão natural que parece mágica.
Mas não é mágica. É estratégia. É olhar apurado. É branding bem feito.
Quer ser bem lembrado? Preste atenção nos detalhes. Eles falam mais alto do que você imagina.
E evitam constrangimentos na decolagem rumo à conquista de clientes.
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