Nesta semana comemoramos o Dia da Mulher.
Fiquei impressionado com a quantidade de ações promocionais ligadas ao gênero feminino.
Eu particularmente nunca gostei de datas comemorativas.
Reconheço o caráter institucional do meu aniversário, aquela pausa para a reflexão sobre a renovação do contrato com Deus, mas a quantidade de empresas me ligando, mandando zap, e-mail para dizer como sou legal, me deixa ansioso.
Talvez porque acredite que as boas relações desenvolvem-se no dia a dia, de maneira gradual e mediante ações concretas de lembranças, cuidados e relevância.
De nada importa você enviar um bombom para o seu cliente, se o faz esperar vinte minutos no SAC.
A história se repete todos os anos.
- Volta às aulas!!! Me enviam catálogo de cadernos e lápis.
- Dia das Mães!!! Que tal um hidratante a ela?
- Namorados!!! Eleve a temperatura da sua relação.
- Férias!!! Miami em dez vezes sem juros.
- Pais!!! Cuide de quem cuidou de você.
- Crianças!!! Avatar 14 espera por vocês.
- Natal!!! Não se esqueça da minha Caloi…
- Aniversário!!! Temos um voucher de 10% a você.
Passei décadas sendo amado oito vezes ao ano por empresas que nunca souberam que meu pai se foi em 1997, minha mãe em 2012, que tenho pet mas não filhos e que odeio Miami.
Empresas padronizadas declarando amor incondicional…ao meu bolso.
Gostaria de ganhar um afeto em datas alternativas…
Outro dia recebi uma mensagem da academia que frequento.
Completávamos um ano juntos e ganhei um café da manhã na lanchonete.
Me senti especial. Algo feito só para mim.
Outras datas poderiam resgatar esta percepção de exclusividade.
Meu time de futebol ganhou? Parabéns para mim.
Hoje é o dia dos dogs? Parabéns para a Mell.
Fernanda Montenegro estreia nova peça? Que tal desconto para aquele cliente apaixonado por teatro?
E assim, cria-se uma relação consistente e relevante, calcada na percepção de que a empresa conhece o meu perfil e cuida dele.
O resultado? Fidelidade e engajamento.
Se é fácil adotar esta política? Claro que não.
Mas também não é impossível e posso garantir que as empresas praticantes elevam a experiência positiva de seus clientes.
Comece tratando seu banco de dados. Atualize as informações e enriqueça-o com dados comportamentais.
Os palmeirenses, os sagitarianos, os libaneses, os jogadores de vôlei vão adorar.
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