+55 11 3939-0333

contato@fmarketing.com.br

27/06/2025 | Sexta de ideias

Semana gelada em São Paulo, termômetros em um dígito.

Passo em frente à sorveteria e dou um sorriso solidário aos atendentes à espera de clientes.

Fico pensando no sorveteiro que investiu no produto, no preço, no ponto, na propaganda e sofre influências externas e incontroláveis, capazes de interferir no andamento da empresa.

Marketing é muito mais que os 4Ps. Não é mais o departamento colorido que faz campanha bonita pra agradar CEO.

Marketing, hoje, é a linha de frente. E como toda linha de frente, está sob fogo cruzado. Não só da concorrência, mas do mundo.

A economia balança? O cliente para de comprar.

O dólar dispara? O custo estoura.

A política ferve? A marca vira alvo.

Chove muito? Ninguém vai à loja.
Faz sol demais? Ninguém sai da piscina pra clicar no seu anúncio.

É isso. O mundo respira e o marketing espirra.

Fatores externos são como aquelas visitas inesperadas: chegam sem avisar e ainda querem café quente.

E o Marketing tem que servir. Rápido, criativo, e com sorriso no rosto.
Mas não dá mais pra só reagir. Em tempos de redes sociais, memes e revoluções por segundo, o Marketing tem que ser quase premonitório. Antecipar. Intuir. Ler sinais do mundo como quem lê tendências de consumo.

Pandemia? Mudou tudo.
Guerra? Redesenha rotas logísticas e campanhas publicitárias.
Inteligência artificial? Redefine o que é talento e o que é algoritmo.
A influencer do momento cancela um produto? Lá se vai o branding de meses.

Por isso, quem faz marketing hoje precisa ser menos artista e mais estrategista. Precisa entender de macroeconomia, sociologia, geopolítica, TikTok e, principalmente, de gente.

O maior fator externo de todos ainda é o ser humano – imprevisível, emocional, conectado, imediatista.

E quem não tiver humildade para escutar o mundo vai acabar falando sozinho.

Os 4Ps? Continuam valendo; mas com outro significado.

Pessoas. Pessoas. Pessoas. Pessoas.

úLTIMOS pOSTS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This