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12/11/2021 | Sexta de ideias

Em São Paulo, é quase inevitável.
 
Você para seu carro em um semáforo e alguém lhe oferece um folheto com um lançamento imobiliário.
Sempre abro o vidro e pego.
 
Muita gente me pergunta: “Por que você pega se não vai comprar?”
 
Respondo sempre que precisamos fazer a Economia girar.
 
Se você pega, o emprego do promotor é mantido, a gráfica imprime mais e assim por diante…
 
Além disso, a função da Propaganda, nem sempre é apenas “vender”.
 
Já peguei folhetos lindos, papel bom, texto perfeito, imagens maravilhosas… e fiquei pensando sobre o bom gosto que deveria ser, o empreendimento.
 
Outro dia, um deles tinha erros de português… “Meu Deus…se o folheto não foi revisado, será que as lajes de concreto serão?”
 
Semana passada, uma menina me abordou com uma simpatia cativante, sorrindo e elogiando a limpeza do meu automóvel…

Fiquei seduzido a conhecer o “show room” e comprovar se outras “lindinhas” estariam por lá me oferecendo água, café, suco, biscoitos, afeto…
 
A Comunicação eficaz dá conta de tudo isso. Ela objetiva a venda sem se descuidar da eficiência no processo.
 
Por isso, observe as suas abordagens comerciais. Perceba se você não está prometendo o paraíso, sem ao menos sinalizar as nuvens ao longo do caminho.
 
Seduza seu consumidor com ações pontuais e frequentes, motivando-o a fazer o pedido.
 
Desta forma, sua venda ocorrerá naturalmente, sem sustos e com menos custos.

Fernando Adas é diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo.
Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.

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