Há décadas assino a revista Veja.
Mantenho o hábito salutar (e um tanto vintage) da leitura ao final de semana, deitado na rede da varanda.
Dali, vejo o mundo, os fatos, os papos de elevador para a semana seguinte.
Pois a edição desta semana, me deu um susto e não foi causado pelas confusões em Brasília, pela guerra na Ucrânia ou a última pesquisa de Harvard que a revista sempre traz “em primeira mão”.
Na 4ª página, o espaço publicitário mais nobre, vejo um anúncio do McDonald`s criado pelo ChatGPT.
Agências…criativos…redatores… cadê vocês?
Eu, na rede, me reacomodo para alinhar as redes neurais.
Muito se fala da inteligência artificial, dos robôs e da capacidade de processamento das máquinas.
Mas quando você lê, o resultado disso, fica aquela impressão de que, como disse Oscar Wilde, “A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo.”
A impressão não foi tão bela. Texto raso e objetivo.
Nem vejo estas ferramentas como inimigas. Fico entusiasmado com a capacidade de rastrear informações e apresentá-las com coerência.
São os ingredientes do bolo, prontos a serem combinados pelo cozinheiro.
A peça publicitária nos informa que o Big Mac pertence a rede McDonald`s… que foi criado em 1967 por um tal Jim Delligatti… e é composto por dois hambúrgueres de carne…
Qual a novidade?
Qual a relevância?
Qual a razão para que eu almoce hoje lá?
O texto resgata muitas informações sobre o sanduiche, ingredientes fundamentais à receita de um bom anúncio.
Entretanto, cadê o sal? O molho especial?
Coletar informações, levantar dados secundários, resgatar memórias são etapas importantes e necessárias a qualquer trabalho criativo, mas a adequação ao target, a emoção e o estilo são atitudes pessoais e intransferíveis dos humanos.
Mandela nos diz que “se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.” Grande Nelson, sempre apaziguador em seu discurso e nos dando a pista para que máquinas e homens possam trabalhar juntos.
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