+55 11 3939-0333

contato@fmarketing.com.br

7/02/2025 | Sexta de ideias

Quanto você pagaria por um brigadeiro?

No Centro, achei vinte deles por R$10,00.

Na Paulista, estão mais valorizados, 5 por R$10,00.

Mas na semana passada, vi um solitário, na vitrine de uma doçaria, se oferecendo por R$18,00.

Admirei a autoestima daquela “bolinha” de chocolate com ares de joalheria.

Sei que devemos valorizar o nosso trabalho e nos esforçarmos sempre para conquistar valor agregado.

Mas quando um brigadeiro se oferece quase pelo preço de uma refeição, precisamos parar e aprender com ele.

Para iniciar minha reflexão sobre melhorias, tento imaginar os ingredientes usados. Chocolate belga? Granulados austríacos?

E a mão de obra? Formada na Cordon Bleu?

A loja é tão linda que nos motiva a ficar o resto da vida, numa das mesas.

Chego ao escritório e comento sobre o “exibido”.

Alguns colegas já o conheciam e me explicam que a loja faz parte de uma rede internacional.

“Até a Sabrina Sato encomendou os doces da Zoe na loja”…reforçou um colega.

Vou para a minha mesa e prossigo a reflexão.

Preço é a tradução material de um valor imaterial.

Tudo começa com os aspectos tangíveis do produto, capazes de provocar uma sensação positiva nos 5 sentidos do consumidor.

Após esta etapa, vamos à abordagem comercial, na qual a equipe será treinada para destacar os atributos e benefícios, ou seja, a conversão das sensações em percepções positivas.

Em geral, vendedores são os principais responsáveis pela conversão de características em benefícios.

Qual a relevância do chocolate belga e do granulado austríaco? Com a palavra, o vendedor.

Nenhuma equipe trabalha solitária. Conta com o apoio do ambiente comercial, loja, site, espaços facilitadores para a aproximação junto ao “prospect”.

A Comunicação também é fundamental para que a gente saia da zona de conforto e vá provar algo novo.

E tem mais uma questão importante; em tempos de ambiente digital, os “likes” de outros clientes fazem a diferença e são capazes de levantar ou derrubar uma marca.

Se conseguirmos alinhar todos esses aspectos em uma única oferta, certamente o nosso brigadeiro vai custar muito mais que R$18,00 e será comprado com o prazer e a satisfação de um sonho realizado.

úLTIMOS pOSTS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This