Abro a caixa de bombons sortidos que ganhei de uma amiga. Adoro os crocantes.
Ao “caçar” os meus preferidos, percebo que há apenas uma unidade.
Frustrado, dou minha primeira mordida e penso sobre as falsas promessas que recebemos e nas quais acreditamos firmemente, até que a caixa se desvende como um truque.
Resgato a conversa com um amigo que criou uma página no Instagram para gerar conteúdos sobre viagens. Já possuía quase 300 mil seguidores e estava feliz com adesão crescente.
Perguntei a ele qual o perfil dos aderentes e ele me respondeu genérico, bem variado.
Não acredito em públicos bem variados. A segmentação é fundamental para o alinhamento da oferta e a geração de relevância entre a marca e seu público.
Nas redes sociais, as elevadas quantidades de curtidas pode gerar alguma dificuldade nesta precisão do público, mas ela existe.
Nem todos os seguidores de uma página são usuários dos produtos anunciados pelo “influencer”. Alguns se interessam, divulgam, mas não compram. Fazem seu papel de comunicadores.
Outros exibem interesses pontuais e eventuais. Interessam-se por aspectos específicos do conteúdo mas não se tornam fiéis.
Os que exibem frequência na página, fazendo comentários, sugestões e até críticas, esses sim são os “crocantes”, os nossos preferidos que devem receber atenção especial.
A comunicação digital tem uma lógica diferente da analógica. Enquanto esta adota os paramentos de target, veículos, mensagem e aferição de audiência em processos mais claros, as mídias digitais tem maior poder de expansão, atingindo públicos que podem colaborar ao sucesso da marca, mesmo sem o consumo imediato desta.
É importante que tenhamos esta avaliação permanente entre o número de seguidores e o número de participantes ativos. Uma troca de ideias com estes sempre favorece a melhoria do conteúdo, da abordagem e do alinhamento às expectativas deste público.
Fique atento aos clientes crocantes, mas considere os demais como possibilidade de relacionamento. No fundo, todos podem colaborar para a satisfação do seu paladar e do seu bolso.
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