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13/05/2022 | Sexta de ideias

Certa vez, ainda criança, resolvi me aventurar em um projeto inovador.

Achei que seria muito legal sair de casa, caminhar até a rodovia e pegar carona para algum destino incerto.

Espírito aventureiro em fase de incubação.

Chego na estrada e começo as tentativas com o braço estendido. Passa um carro… dois…três… nada.

De repente, um caminhão para.

Me assusto com a possibilidade (inédita) de subir na caçamba e incorporar o retirante.

Paro ao lado do motorista que abre a porta e diz: “Fernando, seu pai sabe que você está aqui?”

Eu, meio sem graça e muito decepcionado, fiz um “sim” com a cabeça.

Ele, na dúvida, ligou para o meu pai.

Meu momento “Amyr Klink” terminava em menos de uma hora.

Pensei nisso, a partir da polêmica do hambúrguer de picanha sem picanha e do sanduiche de costela sem costela, faltas graves de grandes marcas junto a seus clientes.

Eu, Fernando, já cometi faltas, também. Briguei com pessoas, não atendi a expectativas.

Algumas vezes, consegui falar com estas pessoas e ouvir frases como:

“Nem parece um Adas…”

“Você é tão simpático… como fez isso?”

“Seu passado não justifica isso…”

Somos uma marca que nos sustenta quando o nosso produto não se comporta bem.

Com as empresas, também é assim.

Problemas com produtos, preços, distribuição, comunicação, atendimento ocorrem sempre. Por isso, a força da marca precisa dar sustentação às referências positivas.

E como fazer isso? Investindo em projetos institucional e em ações de relacionamento.

Mas atenção, estas frentes de atuação precisam ocorrer “antes” das crises, de maneira preventiva e capaz de manter a estabilidade em momentos de turbulência.

A marca é o sobrenome do produto. É ela que vai salvá-lo nos momentos de “travessuras”.

Assim, cuidemos do nosso nome mas, sobretudo, do sobrenome para que as eventuais derrapadas, não motivem os nossos clientes a saírem da nossa estrada.

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Fernando Adas: É diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.

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