+55 11 3939-0333

contato@fmarketing.com.br

19/07/2024 | Sexta de ideias

“A amiga genial” foi eleito o melhor livro do século XXI.

A narrativa sobre duas amigas, Elena e Raffaella, se unindo, competindo, brigando, fazendo planos, sonhando com um futuro melhor…é pura emoção.

Outra emoção é tentar saber quem é o autor ou a autora do livro. Na capa, se lê “Elena Ferrante” que é o pseudônimo de uma escritora italiana, cuja identidade é mantida em segredo. Escreveu oito romances e vários livros de não-ficção em italiano, desde 1991. Ganhou vários prêmios, mas nunca apareceu em público.

Fiquei pensando sobre o sucesso d“A amiga genial” e o que nós, pesquisadores de mercado, podemos aprender com ele.

  1. A curiosidade que nos move.

O mistério sobre a identidade de Ferrante sempre gera interesse pela sua obra. A ignorância deve nos mover à investigação, jamais nos acomodar.

  1. Histórias complexas contadas de um jeito simples.

Seus textos são agradáveis e nos provocam reflexões nem sempre óbvias.

A cada avanço, somos brindados com elementos que trazem novos olhares à trama e isto nos torna investigadores, além de nos despertar a autonomia analítica.

  1. Empatia em 1ª pessoa.

“A amiga genial” é narrado por uma das amigas, Elena, que divide conosco o seu olhar sobre os fatos, motivando-nos à interação.

  1. Detalhes marcantes.

O livro é cheio de detalhes narrativos que jamais se tornam cansativos. Pelo contrário, trazem um olhar mais apurado e agregador a novos pontos de vista.

Entendo que, além de sermos movidos pela curiosidade exploratória, devemos buscar a simplicidade interpretativa.

Como converter características em benefícios?

A empatia com o público-alvo torna-se o fator decisivo a uma campanha bem sucedida.

Buscamos a história do cliente, a experiência ao longo de sua jornada.

Não é tarefa fácil. Lidamos com a escassez de informações que atrapalha tanto quanto o excesso de dados.

Também lidamos com pseudônimos, declarações que ocultam a essência da verdade. O consumidor pensa uma coisa, fala outra e pratica uma terceira.

A genialidade em Pesquisas é uma construção semelhante à produção de um livro.

A inspiração lúcida, a transpiração dedicada e o tempo cuida do resto.

úLTIMOS pOSTS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This