Uma das minhas vizinhas mais queridas chama-se Rosa.
Desde quando cheguei no bairro, fomos apresentados e pude perceber como o seu jardim era lindo.
“Ela tem mão boa para plantas”, diziam alguns moradores.
Pois essa semana, passo em frente da casa de Dona Rosa e a vejo retirando plantas, reformando os canteiros e “organizando” melhor as coisas.
“Dona Rosa, o que está fazendo?”, bisbilhoto eu…
“Vou manter apenas as plantas mais antigas, aquelas que já se acostumaram aqui em casa…”, explica ela e completa “está difícil manter tudo vivo e bonito…”
Dei um sorriso e prossegui minha caminhada.
“Está difícil manter tudo vivo…” é a frase síntese do nosso momento econômico e comercial.
O ano de 2015 foi enxuto, magro, “diet”.
As empresas compraram menos e as ações de conquista não performaram tanto.
2015 foi um ano de manutenção das conquistas, de avaliação das relações para retenção dos melhores clientes.
Em momentos assim, a reformulação do canteiro é fundamental.
Quem está feliz conosco? Quem toma pouco sol e não floriu?
Com menos espaço no solo, menos adubo e pouca chuva, precisamos focar nas plantas que já se acostumaram e gostam do que oferecemos.
Creio que esse olhar veio para ficar e a ansiedade empresarial de expansão e conquista será cada vez mais qualitativa.
Mais importante que lotar o jardim de flores é valorizar as mais fiéis e duradouras.
Como está o seu jardim de clientes em 2016?
“Sexta de ideias” é o Informativo semanal da Fine Marketing.
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