+55 11 3939-0333

contato@fmarketing.com.br

4/04/2025 | Sexta de ideias

Adoro ver pessoas lendo livros em locais públicos.

Me desafio a adivinhar o título e fico tentando analisar o perfil do leitor.

Outro dia, na academia, um jovem em seus 20 e poucos anos, pedalava enquanto lia Clarice Lispector.

Surpreso e curioso, fiquei pensando sobre suas motivações a um texto tão elaborado.

Vestibular? Identificação? Acaso?

Já compartilhei o assento do metrô com uma idosa que se divertia muito com o Evangelho segundo o Espiritismo.

Ela sorria, suspirava, vibrava.

Elevação espiritual? Incorporação?

Objetos pessoais definem o nosso perfil, mesmo quando parecem surpreendentes.

Pesquisas capturam opiniões, desejos, preferências. Entretanto, o entrevistado nem sempre tem uma coerência entre o que pensa, declara e pratica.

Por isso, a melhor informação sempre é obtida no monitoramento do comportamento.

Somos desejantes, porém imperfeitos em nossas buscas.

Abraham Maslow, um pensador humanista interessado em conhecer as motivações das pessoas, nos propôs a pirâmide de necessidades.

Qual a jornada para a satisfação de nossos desejos? Suprir as carências fisiológicas é a base, na sequência, buscamos segurança, amor e pertencimento, estima e autorrealização. Esta seria a nossa rota evolutiva em termos de satisfação e de felicidade.

Entretanto, nosso foco de ascensão é nebuloso e, muitas vezes, simbólico, o que significa que você pode escolher um restaurante para se alimentar, mas também para celebrar ou, simplesmente, fazer uma self.

Pesquisar motivações é um dos grandes desafios em Marketing e, por isso, Clarice nas mãos de um jovem diz muito mais do que uma simples leitura.

Precisamos aprofundar nossos sentidos a estas capturas. Não sejamos básicos e focados, apenas, nas respostas de um questionário.

O não verbal informa e posiciona a nossa observação.

Por isso, prossigo curioso pelas ruas, observando o que as pessoas exibem, e também buscando o que elas escondem.

úLTIMOS pOSTS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This