+55 11 3939-0333

contato@fmarketing.com.br

6/12/2024 | Sexta de ideias

Almoço no Shopping.

Passo em frente ao Papai Noel e fico com pena dele.

Em seu colo, duas crianças.

Puxando sua calça, mais duas.

Em sua frente, uma quinta tentando conquistar espaço mediante choro.

Aflitas, mães apelando ao “velhinho”: só uma foto por favor…

Todos vermelhos de suor e choro, em disputa no excesso de demanda e escassez de oferta.

Já viveu isso em sua empresa?

Sabemos dos desafios em se dimensionar a demanda em um país como o nosso, cuja renda informal chega a quase 40%.

As pesquisas não ajudam muito. Quem compra, evita declarar. Quem não compra, mostra desejo.

Como dimensionar o estoque e evitar clientes choramingando e sem colo?

A Psicologia nos ensina um conceito bem interessante: sensopercepção.

Todos somos impactados por sensações mais ou menos iguais. Frio, calor, fome, sede. Entretanto, estas sensações são percebidas pelas pessoas, de maneira individual. É por isso que a temperatura do ar condicionado na empresa, em casa ou no seu quarto é uma discussão polêmica, há séculos.

O Marketing se apropriou deste conceito para sugerir a ideia de produto ampliado.

Um carro vermelho pode seduzir a mim e incomodar você.

Como fazer com que ambos se interessem pelo mesmo produto, já que todos sentem a cor vermelha, mas cada um a percebe de um jeito individual?

Sondando as necessidades e valores de cada cliente e sugerindo que a cor, o modelo, o acabamento, a performance sejam convertidos em benefícios particulares.

Se o Papai Noel tem apenas duas pernas e há dez crianças ao seu redor, claro que algumas vão ficar “descoladas” deste apoio.

Entretanto, outros benefícios podem ser oferecidos para acalmar os ânimos dos clientes. É a ampliação do produto.

Foi o que vi, alguns minutos depois, quando uma mamãe Noel surgiu tocando um sino e distribuindo balas, do outro lado do quiosque.

Bingo!!! A paz voltou ao centro de compras e todos resgataram o verdadeiro espírito do Natal, parcerias, trocas, satisfação.

Que o Natal nos inspire à criatividade capaz de gerar esperança, alegrais e boas vendas.

Porque só o Papai Noel fica bem de vermelho.

úLTIMOS pOSTS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This