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21/07/2023 | Sexta de ideias

Na padaria, observo o rapaz à minha frente.

Além dos três pãezinhos, pede mais cinco pacotes com três “franceses” em cada um.

Claro que fiquei curioso para entender o motivo das encomendas e ao chegar a minha vez, pedi os meus quatro “crocantes” e perguntei: Por que ele leva tantos pães?

“Leva para os vizinhos”, me explica a atendente Néia, enquanto revira o cesto para capturar os marrons…

Volto para casa com o meu saco solitário no braço. Poderia ter levado um bolo para Dona Marta… uns doces para Irene… um croissant para Júlio… Gente boa que me acompanha há anos na jornada do bairro.

Fiquei pensando no prazer em receber na varanda de casa, pães frescos do vizinho.

Tão bom ser surpreendido por alguém que nos vê todos os dias e, mesmo assim, continua nos surpreendendo.

Repare nas marcas que estão na sua casa. Vocês estão juntos, há anos. Elas ainda lhe surpreendem por um bom motivo?

Chego e preparo a mesa para o café da manhã.

Ao pegar o adoçante, reparo que está no final e penso… nossa…já acabou?

Abro a manteiga e constato, essa tampa está mais difícil de ser aberta.

O pote de geleia então, resiste diariamente ao giro da tampa…

Surpresas negativas…

Será que as relações cotidianas vão ficando monótonas com o tempo?

Será que há algo possível de ser feito para que isso não aconteça?

Pense nos seus clientes mais fiéis, naqueles “de anos”…

Sabe quem são? Por que prosseguem juntos?

Relações comerciais, normalmente, trazem surpresas pela dor…

Se você paga a conta dois dias antes do vencimento, ninguém liga para lhe agradecer…

Mas se você atrasa um dia, o contato chega certeiro, com a ameaça de multa.

Precisa ser assim?

Vejo oportunidades aos CRMs tão inovadores em tecnologia e captura de dados e tão lentos no uso positivo destes.

Surpreender seu cliente com um pão, em um dia qualquer, tem mais encanto do que o e-mail automático no dia do aniversário.

Mas se você ainda está naquela fase sem pão nem e-mail, sem o nome nem o endereço do seu cliente, sinto dizer que seu futuro não será nada crocante.

Será chocante.

úLTIMOS pOSTS

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2 Comentários

  1. José Homero

    Gostei, Fernando!
    Os CRMs tem muitas oportunidades de fazer melhor uso da tecnologia e realmente encantar os clientes.
    Nos relacionamentos pessoais também existe um potencial enorme de encantar, normalmente o cliente é conhecido em detalhes, é só querer e ter atitude inteligente.
    Abraço

    Responder
    • Fernando Adas

      Pois é amigo… creio que deveríamos entrar na fase do CRM humanizado, aquele focado no cliente não apenas em seu aniversário ou datas promocionais.
      Humanização é essência, conhecer e se relacionar com o jeito de ser de cada um.
      No seu segmento isso é um grande desafio pois produtos de massa, normalmente, concorrem por preço né…
      O que não significa que não possa existir um CRM bacana junto aos PDVs.

      Responder

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