Caminho pela praça, perto de casa, e vejo um moço sentado, com um lindo buque de flores nas mãos.
Ao completar a 1ª volta, ainda está lá.
Sozinho.
Prossigo na maratona e fico pensando…
…será que ele chegou muito cedo? Será que a outra pessoa se atrasou? E se não vier?
Encontros e desencontros sempre trazem reflexões.
Na quarta volta e após meia hora de jornada, o rapaz já parece meio abatido, tanto quanto as flores.
“Esperar sem desesperar” talvez seja uma das atitudes mais sábias do ser humano.
Como conseguir isso? Planejando e preparando as ações com antecedência.
Não basta apenas oferecer flores, é preciso analisar o comportamento do convidado que buscamos.
Você espera ganhar na loteria? Então aposte.
Espera uma promoção no trabalho? Então se empenhe e se destaque.
Quer um novo amor? Semeie contatos e melhore a abordagem.
Dezembro é um mês de esperança. Após o inevitável balanço anual, adotamos pautas de melhorias.
Mas…e o plano de ação para chegarmos lá?
Muitas empresas querem clientes novos em 2023.
Estão plantando as sementes?
Estão avaliando o grau de satisfação dos clientes atuais, capazes de serem motivados a indicações?
Melhoraram a comunicação, facilitando o acesso aos “prospects”?
Definiram a relevância dos diferenciais em relação aos concorrentes?
Não adianta ficar sentado esperando o cliente chegar.
Oferecer flores até pode ajudar mas, para isso, você precisa saber qual a cor, o tipo, o aroma desejado pelo seu “target”.
Termino minhas dez voltas e percebo que o rapaz já não está no banco. Nem as flores.
Que pena!
O mundo precisa de cores e aromas, suas prospecções também. Que suas buscas (e conquistas) sejam inspiradas (e trabalhadas) nas melhores sintonias com o Mercado.
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